Resenha: Como Falar Dragonês

Autora: Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 240
Ano: 2010
Avaliação:  ☆☆☆☆☆

Sinopse: Soluço Spantosicus Strondus III foi o mais grandioso herói já visto em todo o território viking. Ele era bravo, impetuoso e muitíssimo inteligente. Mas até mesmo os grandes heróis podem ter dificuldades no começo. Principalmente se têm como companheiro um dragãozinho teimoso e mal-educado.Nessa nova aventura da série, o dragão Banguela foi capturado, um nanodragão está prestes a virar refeição e Dragões-tubarões estão à solta. Mais uma vez, os vikings precisam de um salvador… Soluço!
Com aventura, ação, muito humor e ilustrações divertidíssimas, a receita do sucesso de Como treinar o seu dragão é seguida à risca no terceiro lançamento da série escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis. Crianças, jovens e adultos que já conhecem Soluço e o dragão Banguela, seja das páginas dos livros, seja das telas de cinema, não vão querer perder essa nova história.

Soluço e seu amigo Perna-de-peixe estão participando de uma aula para aprender a abordar uma nau inimiga, mas acabam perdendo-se no mar. O problema é que os garotos estão em um lugar que é repleto de Dragões-tubarões.
Com medo de serem atacados, eles acabam embarcando em um navio romano sem querer e ao tentarem escapar dos inimigos, Banguela é capturado. 
Os romanos estavam ali com o intuito de colocar a Tribo dos Hooligans contra a Tribo das Ladras do Pântano. Eles sequestrariam os herdeiros de cada tribo para cada chefe pensar que a tribo vizinha fez isso. Eles estavam fazendo tal coisa para poderem roubar os dragões de cada ilha.
Mas, se depender de Soluço e seus amigos eles vão conseguir superar essa grande confusão que Alvin, o Traiçoeiro está armando.

Agora Soluço terá de trabalhar com Camicazi, filha da chefe da Tribo das Ladras do Pântano, e juntos eles pretendem derrotar os Romanos. 
Camicazi – filha de Bertha, a Peituda chefe das Ladras do Pântano – é sem dúvida uma personagem maravilhosa. Ela é destemida, inteligente e muito boa de briga. Uma personagem feminina divertida e excelente uma amiga, com certeza promete muito no decorrer dos próximos livros.

Soluço como sempre continua esperto e por causa da sua habilidade de falar com dragões, ele consegue convencer, negociar e até mesmo ludibriar em determinadas situações. Sempre crescendo e mostrando que não precisa ser um grande brutamontes para ser um grande/poderoso viking. 
O livro tem uma linguagem bastante acessível para o público alvo e as ilustrações como sempre são maravilhosas.
A diagramação então nem se fala, tudo feito com muito primor. Essa com certeza é uma das minhas séries infantis preferidas!