Resenha: O Estranho Mundo de Tim Burton

Autor: Paul A. Woods

Editora: Leya 
Número de Páginas: 344
Ano: 2011
Avaliação:  ☆☆☆

Sinopse: Tim Burton é um dos diretores mais bem-sucedidos dos últimos anos e também um dos mais polêmicos. Quase todos os seus filmes, de Os fantasmas se divertem a Alice no país das maravilhas, arrecadaram milhões, foram visualmente impactantes e geraram controvérsias. Você talvez o ache um cara estranho, afinal, Burton só se veste de preto, faz filmes estranhos e desenhos com monstros. Mas ele, na verdade, é apenas um adulto com cabeça de criança, ainda tímido, que adora expressar em seus filmes tudo que se passa em sua mente criativa. Este almanaque é uma reunião de textos e entrevistas sobre (e com) Burton, dissecando seus filmes e o próprio em ordem cronológica e fazendo com que entendamos a “estranheza” do genial diretor. Você descobrirá que ele era um garoto isolado, que uma vez seus pais fecharam a janela de seu quarto com tijolos, que a maioria de suas produções tem referências a filmes antigos, que ele trabalhou na Disney, que uma de suas namoradas salvou sua vida e muito mais.

Nessa leitura vamos acompanhando uma pequena viagem por cada um dos filmes de Tim Burton, mas no começo temos uma introdução a vida do diretor para o conhecermos um pouco melhor.
A história do livro vem de forma cronológica, contando um pouco de cada uma das suas obras cinematográficas e vamos percebendo um pouco mais sobre sua estranheza e genialidade. 
Há quem diga que Tim não é nada normal porque ele prefere mostrar o lado estranho, o bizarro, o incompreendido e isso nem sempre agrada algumas pessoas. Descobrimos algumas coisas difíceis sobre a vida dele, porém o livro é bem mais focado em suas obras.

Engana-se quem acha que o livro trata-se de uma biografia. É uma obra feita para fãs e quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do diretor, mas não vai tão profundamente na vida dele. Apenas é mostrado o básico para conhecermos um pouco mais sobre seus gostos peculiares e sua personalidade.

O livro é repleto de imagens e tem uma excelente diagramação. É perceptível o cuidado que tiveram com a obra, e com certeza vale muito a pena adquirir um exemplar desse livro.