Resenha: Mudanças

Autora: L. L. Alves
Editora: Modo
Número de páginas: 188
Ano: 2014
Avaliação☆☆☆

Sinopse: O que esperar das férias: apenas sorrisos e felicidade? Não é bem isso que acontece na vida de Verônica. Em meio a corações despedaçados e crises de aborrecência, Verônica encontra Carlos, um rapaz misterioso e disposto a defendê-la. Mas será que é o acaso que os une? Decisões do passado podem trazer mudanças para o futuro? Ela precisará lidar com suas próprias ações e deverá aprender o verdadeiro valor da amizade, do amor e da confiança. Verônica não será mais a mesma, mas será ela capaz de compreender que mudanças fazem parte da vida?


Nesse livro conhecemos a história de uma garota chamada Verônica, que está tentando sobreviver a adolescência. Aquela fase onde tudo parece ser o fim do mundo e as emoções “rolam soltas”.
O problema é que quase todo adolescente faz um drama desnecessário por achar que é o único que passa por esse turbilhão de emoções, sofre calado e acaba se fechando para o mundo. Com isso Verônica acaba descontando suas frustrações nas pessoas a sua volta e para piorar tudo ela está passando por um problema com o namorado.
Tudo começou com Jonatas (o garoto mais desejado e popular da escola) querendo ter algo a mais com Verônica. Então a jovem acaba aceitando ficar com ele, pois nunca imaginou que alguém como ele poderia se interessar em alguém como ela. Quando a coisa fica mais séria e eles começam a namorar tudo parece perfeito, até que ela fica sabendo (pelo próprio garoto) que nada daquilo foi “real”, que ele apenas estava brincando com os sentimentos dela. 
Após uma humilhação pública a jovem decide por um fim naquela situação.
Com isso, a garota acaba enfrentando o rapaz (que a ameaça), mas para a sua sorte alguém intervem na situação e defende Verônica na frente de todos. Carlos é um rapaz gentil e os dois acabam tornando-se amigos depois desse episódio.
Depois de ir conhecendo Carlos aos poucos ela acaba sentindo algo pelo rapaz e isso vai se tornando mais forte a cada dia, mas será que Jonatas irá aceitar o relacionamento dos dois? Como um rapaz agressivo e inconsequente que é, ele acaba tramando algo para resolver a situação da maneira que acha correta, porém isso pode colocar em risco a vida de Verônica.
O livro fala sobre sentimentos, amizade, amor e provações. Tem uma ótima temática, mas algumas coisas me incomodaram durante a leitura! Eu achei o Jonatas um personagem muito forçado em algumas situações (quase todas), acho que ele poderia ser melhor construído.
Ele é “cheio de sotaque” na hora de falar (não que isso seja ruim), mas só percebi ele com um linguajar diferenciado, o resto dos personagens ficaram no mesmo patamar (por assim dizer). 
A personagem principal não cresceu tanto quanto eu gostaria e o final ficou muito corrido para mim. Achei o relacionamento entre ela e o Carlos muito “instantâneo” e um pouco “stalker” da parte dele (quem for ler vai entender do que se trata), mas ainda sim foi uma boa leitura na medida do possível.
A narração é tranquila e gostosa em vários aspectos, fazendo com que o leitor leia o livro em um piscar de olhos. Uma pena que não teve mais páginas, pois acho que os personagens poderiam ser mais trabalhados e renderia mais um pouco essa história.
A diagramação é simplesmente linda e a editora está de parabéns pelo trabalho feito nesse livro.
No mais é um livro que eu recomendo para adolescentes e que os demais leiam sem muita expectativa para não se frustar com algumas coisas!