Autora: Georgette Silen
Editora: Giz Editorial
Número de páginas: 168
Ano: 2011
Avaliação: ☆☆☆☆
Sinopse: Você sabe o que acontece na escuridão da noite? Que mistérios se escondem sob a luz do luar? Fábulas ao Anoitecer é uma seleta de narrativas fantásticas que têm como cenário principal o manto da escuridão, que assume seu reinado após o pôr do sol. Terror, amor, magia, criaturas fantásticas como fadas, bruxos, dragões, elfos, e até ficção científica surgem de suas páginas. Mitologia e lendas folclóricas mundiais são revisitadas e conduzem o leitor pelo maravilhoso mundo da Literatura Fantástica Brasileira. Fábulas ao Anoitecer é para ser lido debaixo das cobertas, com lanternas acesas, num clima de mistério e segredo. Mas tome cuidado com as janelas. Mantenha-as bem fechadas…
Esse livro vem recheado de histórias de fantasia que fazem o leitor ter um leque de possibilidades a sua frente, pois os contos descritos nesse livro são diversos e abrangem vários personagens fantásticos. Cada conto tem sua particularidade, então resolvi citar alguns por aqui, mas só alguns para não estragar a surpresa na hora da leitura.
Temos o conto do Jack, um conto baseado na história do famoso Jack Esqueleto, aquele Jack descritos nas histórias de Halloween. Posso dizer que o mesmo envolve uma pitada de suspensa, magia e não é necessariamente assustado, mas tem “quê” de sombrio no mesmo, e ainda sim é um conto “feliz” porque o Jack tem um objetivo bonito no final das contas.
O conto que se intitula Uma Tragédia Quase Grega, é um dos meus favoritos! Aonde temos uma versão bem moderna que envolve mitologia Grega, que por sinal tem é uma das minhas paixões, apesar de não ser um conto com um desfecho incrível eu gostei dele.
E por último vou falar de um conto que para mim foi o mais sinistro de todos. A autora escreveu sua versão sobre A menina dos fósforos (que originalmente tem o título A pequena vendedora de fósforos e foi escrito por Hans Christian Andersen) essa versão foi para mim muito assustadora e fiquei um pouco nervosa ao ler, é de prender do inicio ao fim esse conto e tenho certeza que não irá decepcionar o leitor.
No mais é um livro rápido, legal e que vale para uma tarde rápida de leitura. Um livro com um tom de terror, uma pitada de mistérios e com lindas ilustrações no decorrer da leitura.
Recomendo!