
Autora: Keren David
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 318
Ano: 2014
Avaliação:☆☆☆☆
Sinopse: Imagine o que é perder, em uma única noite, sua casa, seus amigos, Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Sua escola e até mesmo o seu nome. Aos 14 anos, Ty presencia um crime bárbaro num parque de Londres. A partir desse momento, tudo muda para ele: a polícia o inclui no programa de proteção à testemunha, e Ty é obrigado a assumir uma vida diferente, em outra cidade. O menino ingênuo, tímido, que costumava ser a sombra do amigo Arron, matricula-se na nova escola como Joe… E Joe não poderia ser mais diferente de Ty: faz sucesso com as meninas, torna-se um corredor famoso… Joe é tão popular que acaba incomodando os encrenqueiros da escola. Ser Joe é bem melhor do que ser Ty. Mas, logo agora, quando ele finalmente parece ter se encaixado no mundo, os atentados e ameaças de morte contra sua família o obrigam a viver no anonimato, em fuga constante e sob a pressão de prestar depoimentos sobre uma noite que ele gostaria de esquecer. Um livro – de tirar o fôlego! – sobre coragem e sobre o peso das consequências do que fazemos.
Nesse livro conhecemos Ty. Um garoto que acaba presenciando um crime chocante nas ruas de Londres e se vê diante da policia para depor e ajudar a por a pessoa responsável atrás das grades. O problema é, será que Ty está dizendo a verdade? Pelo menos, toda a verdade?
O jovem acaba mudando para outro local e junto com sua mãe ( que age de forma infantil e não tem nenhum postura de mãe o livro todo) eles dois assumem novas identidades, são novas “vidas” que eles terão de viver até o dia do julgamento, até lá o programa de serviço a testemunha terá de proteger os dois.
Ty virá o jovem Joe, e acaba tendo tudo que não tinha na sua antiga vida, na vida de verdade. Ele é popular, descolado e tem um futuro pela frente, não anda com garotos perigosos da vizinhança e acaba se perguntando até quando viverá naquela vida, na “pele de Joe”, pois ele gosta de ser o Joe, e não quer voltar a ser o Ty sem graça que não tinha nenhum amigo.
A trama vai apertando seus laços soltos e a cada novo capítulo vamos conhecendo coisas novas, Joe faz amigos e acaba mostrando um lado que poucas pessoas conheciam, um lado que só seu amigo de Londres conhecia e percebi que no fundo para sobreviver na terrível Londres Ty tentava ser descolado de forma errada, pois ele andava com algo…
Seus familiares acabam sofrendo um atentado e sua mãe não quer mais que ele participe do julgamento, e por ser um menor de idade a policia não se vê em outra situação a não ser tentar fazer o que a mãe dele quer, mas as coisas não acontecem como o esperado.
Esse livro definitivamente foi uma surpresa. Resolvi ler sem nenhuma esperança, pois não faz o meu tipo. Porém me vi presa em uma trama envolvente e muito interessante.
O final por sinal com certeza foi incrível, e a primeira pergunta que eu me fiz foi: Se ele está nessa nova vida sendo Joe, por que o nome do livro é quando eu ERA Joe?? Ou seja, algo de muito errado está acontecendo enquanto ele é o Joe (ou que ele está se lembrando) , mas basta o leitor ter força de vontade e ler até o final e descobri as revelações que Ty fará enquanto ele vive como Joe.
“Como foi que chegamos daquele ponto até aqui? O que teu dão errado?”